Antes de conhecer as principais diferenças entre o Texas Hold’em e o Omaha, é preciso saber as suas maiores similaridades. Ambas, por exemplo, têm fases iguais: pré-flop, flop, turn e river. Além disso, o ranking de mãos também é idêntico. Esses fatores tornam mais natural a compreensão entre uma modalidade e outra.
Logo no início da ação as modalidades apresentam diferenças consideráveis. No caso do Omaha, o competidor recebe o total de quatro cartas; enquanto no Texas Hold’em são apenas duas.
Omaha
Mesmo com as quatro cartas nas mãos, no Omaha o jogador pode usar apenas duas para formar a melhor combinação de 5 cartas. Isso possibilita muitas combinações e ajuda a tornar essa modalidade naturalmente mais ofensiva do que o Texas Hold’em, ou seja, mais suscetível a grandes mãos.
Das duas cartas escolhidas que o jogador opta para formar a melhor combinação no Omaha, ele obrigatoriamente precisa completá-la com outras três cartas comunitárias.
Texas Hold’em
No Texas Hold´em vai utilizar as duas cartas que recebeu obrigatoriamente e montar a sua jogada com as restantes cartas que vão surgir na mesa.
A diferença enorme entre as combinações é traduzida na matemática. Em baralho convencional no Texas Hold’em, há 1.326 combinações possíveis de duas cartas no pré-flop. Nesse mesmo cenário de quatro cartas no Omaha, esses números expandem e vão para 270.725.
Erro comum do jogador de Texas Hold´em que vai jogar Omaha:
No pré-flop do Texas Hold’em, uma combinação de cartas como um par de Às é o suficiente para o jogador ser muito agressivo em suas apostas. No Omaha, isso não é tão impressionante e os dois Às podem ser batidos mais facilmente.
Ficar muito empolgado com um par de Às no pré-flop é um erro que muitos jogadores que fazem a transição do Texas Hold’em para o Omaha cometem. Portanto, é fundamental ter a noção exata da força de cada combinação de cartas no Omaha e não se entusiasmar muito nas preliminares.
Exemplo prático do Omaha:
Tal como referido anteriormente, são dadas 4 cartas inicialmente a cada jogador, mas depois para formar uma combinação de 5 cartas vai utilizar apenas duas dessas 4. Neste exemplo utilizou o Ás para completar um par de Áses e o oito para completar outro par. Como também foi dito anteriormente, o jogador vai ter sempre que utilizar 3 cartas comunitárias (cartas da mesa) para formar a melhor combinação possível de 5 cartas, neste caso foi um Ás, um Oito e o Valete.